Fishroom 2.0

João Brázio December 28, 2010 0

O projecto da fishroom tem estado dormente durante estes últimos meses em grande parte devido a outras actividades paralelas; no entanto tenho vindo a adquirir o material necessário para renovar a fishroom existente, nesta nova versão pretendo alcançar cerca de 500L de água dividida entre 15 aquários.

De forma a conseguir albergar estes 15 aquários foi necessário adicionar mais um rack ao existente, o primeiro rack contem 12 aquários 40x22x25 de 20L divididos em grupos de 4 ao longo de 3 prateleiras e o segundo rack aloja numa prateleira um 84x42x42 de 140L e dois 42x42x42 de 70L na segunda; tenho ainda espaço suficiente para colocar no futuro mais 8 aquários 40x22x25.

Nneste momento faltam quatro aquários de 20L e instalar o sistemas de iluminação, filtragem e aquecimento para os 12; os de 70L já se encontram a ciclar e o de 140L falta o aquecimento. Todos estes pormenores deverão ficar resolvidos até ao fim desta semana.

Optei por não utilizar filtragem partilhada entre os vários aquários, cada aquário será filtrado por um hang-on e terá também aquecimento individual; esta via, embora mais cara, irá permitir ter parâmetros e propriedades diferentes em cada um dos aquários e de certo irá ser uma mais valia no futuro.

Quero iniciar um projecto de selective breeding de Guppies de forma a tentar aperfeiçoar aspectos tais como o tamanho, a fertilidade e as cores; estimo ocupar por volta de 4 tanques de 20L. Já tenho alguma experiencia com Guppies, no entanto nunca tentei apurar a raça, sendo um peixe muito facil de manter penso que será um projecto interessante e que me irá manter ocupado durante muito tempo.

Quero também iniciar um projecto de Crystal Reds com duas colónias em dois tanques de 20L. O campo dos camarões é completamente novo para mim, procuro adquirir experiência sobre esta espécie e tentar perceber até que ponto o mito da dificuldade dos CR é verdadeiro.

Claro que vou dedicar tanques aos Margaritatus, desta investida espero finalmente conseguir manter um ciclo de criação continuo da especie.

Sendo todos os projectos experimentais vou tentar amortizar o investimento da fishroom através da criação de Endlers, Red Cherries e obviamente os excedentes do projecto dos Guppies.

Fiquem atentos para novidades em breve. :-)

Leave A Response »